Jogos com os temas "Animais" e "Cores" (Libras L1 e Língua Portuguesa L2)

 Olá, pessoal! Tudo bem?


Hoje vamos mostrar para vocês os joguinhos que as estagiárias do AEEB Larissa Layze e Luciene Gonçalves criaram para testar, treinar e aumentar o léxico em língua portuguesa de nossos alunos nos temas "cores" e "animais", lembrando que eles já conhecem esse vocabulário em Libras. Clique nos links abaixo para acessar:

"Jogo das cores" (português L2): CLIQUE AQUI!

"Jogo das cores" (Libras L1): CLIQUE AQUI!

Jogo "Aprendendo os animais" (português L2): CLIQUE AQUI!


Cada um dos jogos pode ser realizado em diversos modelos à sua escolha. Escolha sua opção na caixa "Alterar modelo", que fica no lado direito da tela. No mesmo local, no canto inferior, clique em "mostrar mais" e você terá outras possibilidades de modelo!

Como sequência didática, sugerimos que essas atividades podem ser realizadas antes do estudo dos temas "cores" e "animais" para o professor avaliar qual o vocabulário que o aluno já possui sobre o assunto e depois de o tema ser explorado, como modo de avaliar o avanço do estudante e de prática do conteúdo de maneira lúdica.


SUGESTÃO DE SEQUÊNCIA PARA ESCOLHA DOS MODELOS:

É importante que a escolha dos modelos siga uma lógica de etapas que vão desde os mais fáceis (com mais dicas visuais) até os mais complexos. Dessa forma, considere esta ordem:

1º: Os primeiros modelos a serem apresentados devem ser aqueles em que a imagem e a palavra escrita já são apresentados no início do jogo para que o aluno faça a relação entre significado e significante (como os modelos "associação", "encontre a combinação", "questionário", "game show" etc.);

2º: Em seguida, apresente o modelo "anagrama", em que a palavra será apresentada, mas com as letras embaralhadas para que o aluno coloque-as em ordem (para alunos surdos, anagramas são importantes porque aprender a ordem das letras na palavra é fundamental, já que não é possível fazer associação do ordenamento pelo som);

3º: Posteriormente, pode ser apresentado o modelo "caça-palavras", pois espera-se que o aluno já tenha aprendido a escrita de algumas das palavras trabalhadas e o ordenamento das letras vai ajudá-lo nessa tarefa;

4: Por último apresente modelos em que o aluno precise escrever a palavra sem que nenhuma dica seja apresentada, como o "jogo da forca", por exemplo.


Esses jogos foram criados na plataforma "Wordwall" e são materiais excelentes para tornar a sua aula mais dinâmica e o aprendizado divertido e desafiador!


Modelo "Associação" com tema "Animais":


Modelo "Anagrama" com tema "Animais":



Modelo "Quebra-cabeça" com tema "Cores":


Modelo "Jogo da forca" com tema "Cores":



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