Proposta de atividade diagnóstica para avaliar assimilação entre signos.

Segundo Quadros e Schmiedt (2006), no livro “Idéias para ensinar português para alunos surdos”, o processo de leitura para o(a) estudante surdo(a) passa por diversos níveis: 


1) Concreto–sinal: ler o sinal que refere coisas concretas, diretamente relacionadas com a criança; 

2) Desenho–sinal: ler o sinal associado com o desenho que pode representar o objeto em si ou a forma da ação representada por meio do sinal. 

3) Desenho–palavra escrita: ler a palavra representada por meio do desenho relacionada com o objeto em si ou a forma da ação representado por meio do desenho na palavra. 

4) Alfabeto manual–sinal: estabelecer a relação entre o sinal e a palavra no português soletrada por meio do alfabeto manual. 

5) Alfabeto manual–palavra escrita: associar a palavra escrita com o alfabeto manual. 

6) Palavra escrita no texto: ler a palavra no texto. 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf


O objetivo desta atividade é identificar quais dos sinais apresentados o(a) estudante já conhece em Libras e, considerando apenas os sinais que ele(a) reconhecer, verificar quais as associações consegue fazer a partir de diferentes formas de representação. Por exemplo: o(a) aluno(a) associa elementos concretos ao sinal em Libras e o desenho ao sinal, mas não relaciona imagem com palavra. Ou relaciona desenho com palavra, mas não o sinal com o alfabeto manual, e assim por diante. Isso é importante para te ajudar a planejar atividades mais adequadas ao nível em que o(a) estudante se encontra. 


ATENÇÃO: Esta atividade pretende ser apenas uma ferramenta para ajudar no diagnóstico do(a) estudante, não devendo ser o único recurso para tal. 



















Comentários